Wordpress: livre, fácil de usar e de otimizar em sites de buscas

11-04-2011 18:40

EMILY CANTO NUNES

Toda vez que uma nova tecnologia surge, ou um forte concorrente de um site já muito conhecido é lançado, meia dúzia de analistas do setor saem por aí prenunciando a morte de seus antecessores. Foi assim com o cinema e a televisão, o cinema e o videocassete, e com o videocassete e o DVD - que de fato acabou desaparecendo do mercado após o surgimento dos aparelhos de DVD e posteriormente do Blu-Ray, mas não sem antes resistir bravamente por alguns anos. E foi assim também com o Yahoo quando o Google surgiu, com o Orkut quando apareceu o Facebook e o com os blogs assim que o Twitter ganhou força. De fato, com o nascimento de uma ferramenta de microblog, alguns usuários deixaram de lado seus blogs, mas não a ponto da chamada blogosfera ser dada como morta.

Um dos motivos da continuidade dos blogs está na sua proposta em si e também no sucesso de softwares como o Wordpress, o mais popular dos chamados Open Source, softwares de código aberto, utilizado por 13% dos mil maiores sites do mundo segundo pesquisa recente da W3Techs. Existente desde 2003 e criado por Matthew Charles Mullenweg, o sistema de gerenciamento de conteúdo na web foi adotado já há alguns anos pelo Terra no serviço de blogs que oferece aos seus assinantes e também nos blog editoriais, como o de Marcelo Tas
.

Com uma experiência corporativa acumulada, Rafael Cirolini, analista de sistemas do Terra palestra sobre o popular sistema no Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, o FLISOL. O evento, realizado neste sábado em Porto Alegre, é uma Install Fest, encontro promovido por usuários de Linux e de softwares livres para a instalação de sistemas operacionais como o próprio Línux e de softwares Open Source.

Mas, além da experiência corporativa acumulada, Cirolini é ele próprio um desenvolvedor de plug-ins para o Wordp

ress. Em um ranking divulgado recentemente, Cirolini ficou entre os 500 primeiros dentre os mil melhores. Para ele, o Worpress é hoje o melhor software livre de gerenciamento de conteúdo, não apenas para desenvolvedores, mas para usuários comuns e até para grandes empresas. Além do foco na estética - existe alguém que não ache aquele logo elegante? - , e do respeito aos Padrões Web, a usabilidade é um dos grandes trunfos do software livre segundo o analista de sistemas do Terra. De acordo com ele, um dos motivos do sucesso do software no Brasil é a comunidade de desenvolvedores, que é bastante comprometida com as traduções para o português e o faz muito bem.

Outro trunfo do Wordpress, de acordo com Cirolini, e que também será abordado em sua palestra no FLISOL são os SEO, sigla de Search Engine Optimization, processos que melhoram a visibilidade dos sites em mecanismos de busca. Conforme contou o analista de sistema, o software livre popular entre os blogueiros, já vem com algumas ferramentas que ajudam o usuário a "deixar seu site mais bonito aos olhos do Google". "O que qualquer pessoa que cria um site quer?", pergunta o Cirolini, que logo em seguida reponde à pergunta retórica: "Que ele seja muito acessado, certo?". Um exemplo é um pacote chamado "All In One" que pode ser baixado facilmente pelo usuário e que melhora a pontuação do site nos mecanismos de busca.

Atualmente, o Wordpress tem mais de 13 mil plug-ins a disposição do usuário, além de uma instalação famosa por durar apenas cinco minutos.

O FLISOL acontece neste sábado (9), a partir das 13h, no SindiBancários (Rua General Câmara, 424) e a entrada é apenas 2Kg de alimento não perecível.